Falando de Ferramentas da Qualidade - Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

FERRAMENTAS DA QUALIDADE


O desenvolvimento da qualidade dos produtos e serviços tem se mostrado, na atualidade como fundamental para que as empresas assumam vantagens competitivas no mercado. Cada vez mais, a preferência dos clientes se voltará para produtos de empresas que optaram para adequar-se aos novos paradigmas de administração dos seus negócios. Deste novo modelo podem-se destacar aspectos como:

Foco no atendimento a necessidades dos clientes;
Foco nos processos;
Abordagem sistêmica;
Trabalho em equipe;
Monitoramento constante do desempenho dos processos.

Algumas ferramentas:

Fluxograma: representação gráfica destinada ao registro das diversas etapas que constituem um determinado processo, facilitando sua visualização e análise.




Brainstorming: destina-se à geração de idéias/sugestões criativas que rompam os limites/paradigmas dos membros da equipe e permitam avanços significativos na busca de soluções.

Técnica GUT: técnica de definição da gravidade, urgência e tendência para estabelecer prioridades na eliminação de problemas.

Folha de Verificação: conjunto de técnicas que, com o emprego de uma folha de verificação apropriada, permite a obtenção de dados necessários na busca de soluções.


Histograma: gráfico de colunas representativo da forma como se distribui um conjunto de dados numéricos.



Diagrama de Pareto: técnica de determinação dos problemas e/ou soluções de maior importância.

Diagrama de Causa-Efeito: estrutura gráfica que permite a organização dos dados, possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema, ou efeito.




5W2H ou 4Q1POC: elementos básicos de estruturação de um plano de ação.

Qual?/ O Quê? (WHAT) - O que é o problema?Qual é o assunto em pauta?

Quem? (WHO) - Quem está envolvido?
Quando? (WHEN) - Quando(desde quando, em que situação)ocorre?
Por quê? (WHY) - Por que esse assunto?
Onde? (WHERE) - Onde acontece?
Como? (HOW) - Como acontece?
Quanto? (HOW MUCH) – Quanto custa? Quanto vai custar?

As Ferramentas da Qualidade e as Etapas do Ciclo PDCA


As Ferramentas da Qualidade possuem aplicações mais comuns em determinadas etapas dos processos de uma empresa, a título de exemplo apresentamos a seguir o ciclo PDCA e a interação mais comum entre as Ferramentas da Qualidade e as etapas do ciclo PDCA.

Os termos do ciclo PDCA têm o seguinte significado:


(P) PLANEJAMENTO: toda a ação deve ser planejada de maneira participativa de tal modo que o plano seja um comprometimento de todos.

(D) EXECUÇÃO: execução das tarefas como previsto no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa, é essencial a execução em pequena escala.

(C) VERIFICAÇÃO: a partir dos dados coletados com os clientes, comparam-se esses dados com o plano.

(A) AÇÕES CORRETIVAS: o quarto quadrante do ciclo PDCA corresponde às ações corretivas, que são conduzidas quando algum problema é localizado durante a fase de verificação.


1 comentários:

  1. Carmem Lima disse...

    O texto está descrito de forma muito simples e bem direto. Gostei. Apresenta ferramentas importantes da Administração. Talvez falte colocar na sequencia, a forma de utilização, o como serão utilizadas as ferramentas em sua aplicação. Obrigada.