Falando de FMEA

Postado por Mauricio Dorneles

Análise de Modo de Falha e seus Efeitos – FMEA - Projeto &  Processo

Histórico



O FMEA é utilizada há muito tempo. Não havia no início uma sistemática estabelecida nem um formato de documento, e a maioria dos inventores e especialistas em processos tentavam antecipar o que poderia dar errado num projeto ou processo antes de ser desenvolvido. A adoção da prática da “tentativa e erro” custava muito e consumia muito tempo.

Falando sobre Kaizen - Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

Kaizen


Kaizen significa melhoramento. Mais ainda, Kaizen significa contínuo melhoramento, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários. A filosofia do Kaizen afirma que o nosso modo de vida - seja no trabalho, na sociedade ou em casa - merece ser constantemente melhorado.

A essência das práticas mais “exclusivamente japonesas” de administração - sejam elas o melhoramento da produtividade, as atividades de TQC ( Controle Total da Qualidade ), os círculos de CQ ( Controle de Qualidade ), ou as

Falando sobre 5 ´S - Ferramenta básica para Qualidade

Postado por Mauricio Dorneles


Dica: Não há como se ter qualidade sem essa ferramenta implementada.

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO

É identificar os dados e materiais necessários e desnecessários de cada local de trabalho. É ter
apenas o essencial.

O QUE FAZER ?
 
Se é usado toda hora => Coloque no local de trabalho.
Se é usado todo dia => Coloque próximo ao local de trabalho.
Se é usado toda semana => Colocar no almoxarifado.
Se não é necessário => Descarte.

COMO FAZER ?

Definir área de descarte.

Separar todos os itens necessários e desnecessários.
Definir formulários e padrões de classificação do descarte.
Registrar tudo o que será descartado,conforme o padrão.
Eliminar materiais inúteis.

SEISO - SENSO DE LIMPEZA

É deixar tudo limpo, nas melhores condições de uso. Limpeza significa eliminar o lixo, varrer, retirar o pó, passar o pano, conservar em ordem, retirar o que for desnecessário.




O QUE FAZER ?

Retirar qualquer tipo de pó ou sujeira dos pisos, paredes, tetos, janelas, prateleiras, armários, mesas,
gavetas, cadeiras e locais usados diariamente.
Deixar as ferramentas e utensílios limpos após o uso.
Manter a limpeza constante na portaria, recepção, caixas, refeitórios, almoxarifados, banheiros e casas
de máquinas.
Conservar as mesas, gavetas, armários e equipamentos limpos e em condições de uso.
Observar a higiene dos quadros de comandos, pátios, armazéns, motores, depósitos, túneis, balanças etc.

COMO FAZER ?


Varrer

Lavar
Espanar
Retirar o que não estiver sendo usado
Providenciar lixeiras
Não jogar nada no chão
Definir responsáveis pela inspeção e limpeza nos locais de trabalho, criando, se necessário, tabelas de rodízio
Identificar vazamentos

SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO



É determinar o local e a forma de encontrar com facilidade documentos, materiais,

equipamentos e ferramentas.
É preciso definir um lugar para cada coisa e colocar cada coisa em seu lugar.

O QUE FAZER ?


Todo item deve ter um lugar definido.

Manter as coisas em ordem.
Criar layout apropriado para cada ambiente (uso racional do espaço).
Criar quadros gerais de ferramentas.
Usar crachá em lugar de fácil visualização.
Delegar responsabilidades para os colaboradores.

COMO FAZER ?


Elabore com a equipe um layout de consenso.

Defina o local dos objetos.
Atualize dados, controles e informações.
Padronize a nomenclatura dos objetos.
Retire tudo dos armários, gavetas e arquivos.
Evite colocar objetos em cima de arquivos e armários.
Após o expediente, não deixe nada fora do lugar.
Estocagem: - coisas pesadas na parte de baixo.

SEIKETSU - SENSO DA HIGIENE


É manter as condições de trabalho, físicas e mentais, favoráveis para o bom desempenho
profissional.

O QUE FAZER ?


Padronizar todos os critérios de identificação e procedimentos da organização.
Manter o ambiente de trabalho limpo, seguro, agradável e arrumado.
Usar roupas, uniformes e equipamentos limpos.
Manter em boas condições sanitárias as instalações comuns (banheiros, laboratórios, refeitórios, cozinhas etc).

Como Fazer?
 
Verificar a iluminação, ventilação, ruídos, piso escorregadiço, fiação, fornalhas.
Evitar a poluição do ar, das águas, sonora e visual.
Não aproveitar o material descartável.
Organizar e manter os produtos de primeiros socorros em condições de uso.
Cuidar da saúde e higiene pessoal.

SHITSUKE - SENSO DA AUTO- DISCIPLINA


É ter os colaboradores habituados a cumprir os procedimentos operacionais, éticos e padrões estabelecidos. Busca integrar os colaboradores ao processo de gestão participativa da empresa.

O QUE FAZER ?


Ensinar como fazer o trabalho, e fazê-lo junto, ao invés de só mandar executar.
Cumprir os prazos de entrega e os horários combinados.
Elogiar as tarefas bem executadas.
Corrigir as tarefas, no local, quando não estiverem sendo bem executadas.
Conservar e zelar pelos bens da empresa.
Explicar porque as normas da empresa precisam ser obedecidas.
Divulgar estas normas para todos.
Respeitar os clientes internos e externos.
Desenvolver a capacidade de pensar, sentir e agir dos colaboradores.

COMO FAZER ?


Respeitar os horários.

Manter os padrões de qualidade.
Executar as tarefas conforme o padrão definido.
Conhecer e obedecer os regulamentos.
Evitar a burocracia.
Motivar os empregados para aprender novas tarefas.
Criar Times da Qualidade para resolver problemas setoriais.
Incentivar e analisar sugestões apresentadas.
Envolver a família na vida da empresa.

Gostou da matéria? Vai ai um roteiro de implantação.
Bom trabalho.

Falando de Ferramentas da Qualidade - Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

FERRAMENTAS DA QUALIDADE


O desenvolvimento da qualidade dos produtos e serviços tem se mostrado, na atualidade como fundamental para que as empresas assumam vantagens competitivas no mercado. Cada vez mais, a preferência dos clientes se voltará para produtos de empresas que optaram para adequar-se aos novos paradigmas de administração dos seus negócios. Deste novo modelo podem-se destacar aspectos como:

Foco no atendimento a necessidades dos clientes;
Foco nos processos;
Abordagem sistêmica;
Trabalho em equipe;
Monitoramento constante do desempenho dos processos.

Algumas ferramentas:

Fluxograma: representação gráfica destinada ao registro das diversas etapas que constituem um determinado processo, facilitando sua visualização e análise.




Brainstorming: destina-se à geração de idéias/sugestões criativas que rompam os limites/paradigmas dos membros da equipe e permitam avanços significativos na busca de soluções.

Técnica GUT: técnica de definição da gravidade, urgência e tendência para estabelecer prioridades na eliminação de problemas.

Folha de Verificação: conjunto de técnicas que, com o emprego de uma folha de verificação apropriada, permite a obtenção de dados necessários na busca de soluções.


Histograma: gráfico de colunas representativo da forma como se distribui um conjunto de dados numéricos.



Diagrama de Pareto: técnica de determinação dos problemas e/ou soluções de maior importância.

Diagrama de Causa-Efeito: estrutura gráfica que permite a organização dos dados, possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema, ou efeito.




5W2H ou 4Q1POC: elementos básicos de estruturação de um plano de ação.

Qual?/ O Quê? (WHAT) - O que é o problema?Qual é o assunto em pauta?

Quem? (WHO) - Quem está envolvido?
Quando? (WHEN) - Quando(desde quando, em que situação)ocorre?
Por quê? (WHY) - Por que esse assunto?
Onde? (WHERE) - Onde acontece?
Como? (HOW) - Como acontece?
Quanto? (HOW MUCH) – Quanto custa? Quanto vai custar?

As Ferramentas da Qualidade e as Etapas do Ciclo PDCA


As Ferramentas da Qualidade possuem aplicações mais comuns em determinadas etapas dos processos de uma empresa, a título de exemplo apresentamos a seguir o ciclo PDCA e a interação mais comum entre as Ferramentas da Qualidade e as etapas do ciclo PDCA.

Os termos do ciclo PDCA têm o seguinte significado:


(P) PLANEJAMENTO: toda a ação deve ser planejada de maneira participativa de tal modo que o plano seja um comprometimento de todos.

(D) EXECUÇÃO: execução das tarefas como previsto no plano e coleta de dados para verificação do processo. Nesta etapa, é essencial a execução em pequena escala.

(C) VERIFICAÇÃO: a partir dos dados coletados com os clientes, comparam-se esses dados com o plano.

(A) AÇÕES CORRETIVAS: o quarto quadrante do ciclo PDCA corresponde às ações corretivas, que são conduzidas quando algum problema é localizado durante a fase de verificação.