Guru - Crosby

Postado por Mauricio Dorneles

CROSBY


A abordagem de Crosby baseia-se na prevenção. A idéia de que os erros são inevitáveis é falsa. Compete aos gestores através das suas atitude e práticas, nomeadamente através do reconhecimento, desenvolver o compromisso com a prevenção e eleger como objetivo principal "zero defeitos". Se, por exemplo, for privilegiado o prazo de execução em relação à qualidade então o trabalho vai focar-se nesse parâmetro.



10.000 Visitas Blog Mundo da Qualidade

Postado por Mauricio Dorneles

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que estão acessando o blog, pois hoje atingiu 10.000 visitas, nos últimos meses a média é de 2000 visualizações, muito bom mesmo!
Tenho recebido elogios de colegas e amigos que encontro por ai a fora, alguns acessando direto.
Isso é gratificante pelo fato de saber que o blog esta ajundado as pessoas.

Obrigado!

O empresário gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter assume a presidência da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, criada pela presidenta da República, Dilma Roussef. A nova câmara é vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República.

Postado por Mauricio Dorneles

O empresário gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter assume a presidência da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, criada pela presidenta da República, Dilma Roussef. A nova câmara é vinculada ao Conselho de Governo da Presidência da República.

O anúncio foi feito pelo Portal da Qualidade, site oficial do Movimento Brasil Competitivo (MBC), fundado pelo empresário após a extinção do Programa Brasileiro e Qualidade e Produtividade (PBQP). Gerdau é presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente do Conselho Gestor do Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF).

Sabemos que o cara vai compilar as informações e levantar onde estão os problemas, so espero que o governo tome as ações para resolver.....
Você sabia que ele vinha recusando a anos...vamos ver agora como fica.

Um abraço e até a próxima!

ISO lança a segunda edição da ISO/IEC17021:2011

Postado por Mauricio Dorneles

ISO lança a segunda edição da ISO/IEC17021:2011

Já se encontra disponível com acesso totalmente gratuito, a segunda edição melhorada da ISO/IEC 17021, norma internacional que estabelece novos requisitos para a auditoria de sistemas de gestão e de competência do auditor.
O objetivo da ISO / IEC 17021:2011 é o de aumentar o valor da certificação do sistema de gestão para organizações do setor público e privado em todo o mundo. O tutorial online sobre a norma foi disponibilizado pelo Comitê ISO sobre avaliação da conformidade (ISO / CASCO). Foi desenvolvido por Randy Dougherty e Dalrymple Alister, dois líderes do grupo de trabalho responsável pela norma.

Dica da hora! - Artigo na Super interresante de Maio 2011

Postado por Mauricio Dorneles

Dica da hora!

Quem ainda não viu, tem um artigo que saiu na super interessante de maio, a última edição, o artigo fala sobre o Psicopatas do trabalho que são 4 vezes mais comuns no ambiente de trabalho do que na sociedade,cuidado na hora do happy hour ele é colega de cafezinho e houve você reclamar, não confie tanto nesse colega, pois eles se aproximam de você para conhecer melhor suas fraquezas e usam para subir na vida nem que tenha que ser passando por cima de você. Empresas colocam psicólogos infiltrados em áreas comuns para identificar estes perfis, devido a prejuízo de 12 milhões por ano. 
Vale a pena ler.

Um abraço
Maurício      

Guru - Juran

Postado por Mauricio Dorneles

  JURAN                                                           
Juran define Qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos, mas sim a características técnicas de um produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e, portanto provocam a sua não satisfação.

Guru - Ishikawa

Postado por Mauricio Dorneles

ISHIKAWA

Está associado principalmente ao conceito de "Círculos de Qualidade".


Os círculos de qualidade são pequenas equipes, geralmente da mesma área de trabalho, que voluntária e regularmente se reúnem para identificar, investigar, analisar e resolver os problemas que surgem no trabalho.
 
Nos círculos de qualidade são destacadas as seguintes características:

Meu Perfil

Postado por Mauricio Dorneles

Me chamo Mauricio Dorneles, minha maior experiência é na área de Qualidade, trabalhei com praticamente todas as rotinas da área, sendo assim, resolvi começar a compartilhar um pouco de informação com todos aqueles que tem interesse para com a qualidade, motivo este que foi criado este blog.

Espero que gostem das informações colocadas aqui e gostaria de contar com a ajuda de vocês para ir melhorando cada vez mais este blog.

Comente!, Participe!, Entre em contato.

mmdorneles0@gmail.com

Link In:
http://br.linkedin.com/pub/mauricio-dorneles/24/2a0/b52

Obrigado.

Maurício Dorneles
mmdorneles0@gmail.com

Guru - Deming

Postado por Mauricio Dorneles

DEMING

Segundo Deming a Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de significado à medida que as necessidades dos clientes evoluem.

Para corresponder ou exceder as expectativas dos clientes os gestores têm de compreender a importância das pesquisas junto dos consumidores , as teorias e o pensamento estatístico e a aplicação dos métodos estatísticos aos processos.