Falando sobre a ISO 9001 - 5.3 - Politica da Qualidade

Postado por Mauricio Dorneles

5.3 Politica da Qualidade

A Alta Direção deve assegurar que a política da qualidade

a)      é apropriada ao propósito da organização,
      b)      inclui um comprometimento como a atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade,
      c)      proporciona uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade,
      d)     é comunicada e entendida por toda a organização, e
      e)      é analisada criticamente para manutenção de sua adequação.

Toda organização tem uma, formal ou informal. As empresas certificadas obrigatoriamente possuem

Falando sobre ISO 9001 - Parte IV - 5.2 - Foco no Cliente

Postado por Mauricio Dorneles

5.2 – Foco no Cliente

A Alta Direção deve assegurar que os requisitos do cliente são determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente (ver 7.2.1 e 8.2.1).

Nota: O item 7.2.1 fala sobre determinação de requisitos relacionados ao produto e o item 8.2.1 sobre medição da satisfação do cliente, por isso estão intimamente ligados ao item 5.2.


Falando sobre ISO 9001 - Parte III

Postado por Mauricio Dorneles

5 - Responsabilidade da Direção

É muito importante e fundamental para o sucesso do SGQ , sem o real interesse da Direção ou sem a aprovação do topo, nenhuma atividade terá o efeito desejado. A norma deve ser implementada de cima para baixo na empresa.

5.1 – Comprometimento da Direção

 O gestor da qualidade de uma empresa gostaria de ter um SGQ atuante e eficaz, que tivesse reflexo na produtividade, fizesse com que os processos dessem menos problemas, resultasse até mesmo na lucratividade. Mas se a Direção da empresa não tiver esse mesmo interesse, estiver satisfeita com o

Falando sobre ISO 9001 - Parte II

Postado por Mauricio Dorneles

4 - Sistemas de Gestão da Qualidade

4.1 - Requisitos Gerais

A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma.

Podemos considerar este item é como um resumo da norma, no texto acima diz que a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar

Falando sobre ISO 9001 - Parte I

Postado por Mauricio Dorneles

Olá pessoal!

Estarei fazendo várias postagens aqui no blog falando sobre a norma ISO 9001, veremos todos os requisitos desta norma, haverá comentários e dicas importates marcadas na cor amarelo como deste texto.

Um bom estudo.

Não perca, começa agora!

ISO - International Organization for Standardization

- A ISO é uma entidade não governamental criada em 1947 com sede em Genebra – Suíça.
- O nome ISO se originou da palavra grega ἴσος (isos), que significa igualdade. Com esse

ABNT NBR ISO 26000 - Norma Brasileira de Responsabilidade Social

Postado por Mauricio Dorneles

Modelo Kaizen

Postado por Mauricio Dorneles